
21 de Março - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos, no dia 21 de março. A data foi instituida pela ONU devido ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na cidade de mesmo nome, na África do Sul, em 21 de março de 1960.
(69 manifestantes foram mortos a tiro no massacre de Sharpeville (África do Sul), durante um protesto pacífico contra o apartheid. As Nações Unidas assinalam todos os anos esta data para chamar a atenção para a luta contra todas as formas de discriminação racial.
Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU, sublinha na mensagem para o dia, que «comemoramos o aniversário do massacre não só para relembrar as pessoas que pereceram, mas também para chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação racial em todo o mundo. O tema deste ano, “Combater a discriminação quotidiana”, desafia-nos a tomar medidas significativas para lutar contra estas práticas discriminatórias, habituais nas nossas sociedades. Todos temos consciência de que muitas das maiores atrocidades do homem tiveram uma motivação racial, mas esquecemos, com frequência, o sofrimento colectivo provocado pelo racismo quotidiano.»
O secretário-geral conclui, afirmando que «a ONU, através dos seus programas de sensibilização, da elaboração de legislação internacional e da sua função de vigilância dos direitos, tem um papel importante a desempenhar, mas todos temos de nos unir nesta luta».)
Fonte: http://www.alem-mar.org/noticias/EEukAuFZppgVZkdhaX.html
O que é preconceito?
A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.