30 de dez. de 2011
Orgullosamente Albino
25 de dez. de 2011
Pro-albino!!!

Objetivos do Pró Albino
- Conhecer e compreender as necessidades dermatológicas dos albinos;
- Diagnosticar o tipo de albinismo para orientação genética;
- Realizar heredograma (gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados);
- Incluir os pacientes albinos no cadastro nacional para conhecer a epidemiologia brasileira;
- Promover orientação sobre a correta prática da fotoproteção cutânea dos pacientes;
- Realizar exame periódico da pele dos pacientes com albinismo no sentido de diagnosticar precocemente e tratar lesões pré-malignas ou malignas e, quando necessário, encaminhá-lo para tratamento especializado em um Serviço Credenciado da Sociedade Brasileira de Dermatologia;
- Prover material de fotoproteção para pacientes carentes.
Estratégias do programa
Os pacientes albinos poderão procurar, através do site, o Serviço Credenciado da Sociedade Brasileira de Dermatologia da sua cidade ou região inscrito no programa (veja lista).
http://www.sbd.org.br/medicos/sociedade/servicos/default.aspx
Os pacientes albinos deverão comparecer para exame médico a cada 6 meses ou, se já tiveram alterações na pele como elastose, ceratoses, lentigos ou mesmo câncer da pele, a cada 3 meses.
| ||
13 de nov. de 2011
Para as meninas delirarem!!!
9 de nov. de 2011
Até quando???
Segundo ele, entre 2008 e 2009, muitos albinos foram mortos, o que levou a promotoria e os órgãos de segurança a se unirem para prender os culpados.
1 de nov. de 2011
Bobos? JAMAIS!!!
Servidora albina processa Prefeitura de Cuiabá por sofrer discriminação

Há 20 anos trabalhando no Posto de Saúde do bairro Quilombo, em Cuiabá, a servidora Olesi Josefina da Silva, concursada para o cargo de serviços gerais, e portadora do albinismo, nunca havia sofrido discriminação pela sua doença dentro do trabalho. Entretanto, no dia 11 de março deste ano, esse quadro mudou, quando a gerente da unidade e a secretária de atenção básica a dispensaram do cargo por não aceitarem o “seu jeito de ser”. “A discriminação delas atingiu a minha alma”, afirma a vítima.
Tudo começou em março, quando a Prefeitura de Cuiabá alterou a direção da unidade, e lotou Enáuzera Benedita Azevedo, como gerente e Simayre Helena da Silva para outro cargo de chefia. Logo que assumiram a posição, segundo Olesi, os chefes a indagaram sobre sua aparência. “Por que você é assim?”. Dias depois, ela foi colocada a disposição do cargo, com a desculpa de que o seu trabalho não estava atingido o padrão de qualidade desejado.
Olesi afirma que em todos os seus anos servindo no posto de saúde, nunca recebeu sequer uma advertência, e que foi dispensada por discriminação por sua aparência, resultado do albinismo. Emocionada, ela relembra o momento em que os chefes comentaram que o local era freqüentado por gente de elite, e com a aparência dela, era melhor a transferência para alguma unidade na periferia, como o bairro 1º de março. “Aquelas palavras me doeram na alma”, afirma a servidora.
Com a clara situação de discriminação, a servidora contratou o advogado Manoel Antônio Garcia Palma para representá-la na justiça. Tanto Enáuzera e Benedita, quanto a própria prefeitura, estão sendo acionados para responder ao crime de discriminação. A cliente, segundo o advogado, acabou com sérios distúrbios pela ação criminosa das acusadas.
“Ela está fazendo tratamento com psicólogo e tomando tranqüilizantes para conseguir dormir. Nomearam uma pessoa despreparada para um cargo de chefia que acabou cometendo um ato de discriminação dentro da saúde pública”, destaca Toco Palma. A ação, ainda segundo o advogado, visa inibir condutas imorais como essa.
Mesmo após levar a conhecimento da Secretaria de Saúde o caso, a servidora não consegue ser lotada em mais nenhuma unidade em Cuiabá. Para justificar o salário, ela é orientada por outros chefes da unidade a apenas assinar o ponto, mas não é permitido o cumprimento do trabalho, mesmo com a falta de pessoas para a limpeza. Inclusive se o ponto não foi assinado, ela pode ser demitida por abandono de cargo.
A rotina de Olesi agora segue abalada. Após anos tentando a própria aceitação, teve que reviver toda a angústia de sentir vergonha até mesmo de sair de casa, com medo de que outras pessoas também a discriminem. E enquanto isso, tanto Enáuzera quanto Simayre seguem tranquilamente em suas atividades no posto de saúde, agora, sem o “medo de que os pacientes sejam contaminados”.
31 de out. de 2011
Sofrimento!

Polar é um raro vombate albino. O animal da família dos marsupiais foi encontrado em má condição, mas foi tratado por Val Salmon, em Cerduna, na Austrália.Val, que é uma voluntária no tratamento de animais selvagens, conta que cuida de vombates há quase quarenta anos. O mamífero, assim que ficar adulto, deverá ser colocado em uma clínica de reprodução.
28 de out. de 2011
SONHOS!!!

25 de out. de 2011
VEJA!

ALBINOS "de Gustavo Lacerda"!
Em anos recentes, boa parte da melhor produção fotográfica brasileira veio de profissionais de reputação consolidada em áreas específicas do metiê, que se entregaram a projetos autorais. É o caso do fotógrafo mineiro Gustavo Lacerda, radicado em São Paulo há dez anos e estabilizado na fotografia publicitária. O seu ensaio Albinos, iniciado em 2009, é um dos trabalhos mais arrebatadores da atualidade.
Sem a preocupação da fotografia documental, Gustavo escolheu com sucesso explorar a beleza, a delicadeza e a suavidade nas imagens de Albinos. “Quando experimentei o caminho dos tons pastéis, ‘lavados’ e sutis, comecei a vislumbrar a força que o trabalho poderia ter. E é interessante que acabei indo por um caminho que traz imagens impactantes”, diz Gustavo.
O tema enseja reflexões sobre padrões de beleza, preconceito ou discriminação. Porém, a força de Albinos reside nas imagens e não no discurso. “O objetivo do projeto era retratar o ‘diferente’. Queria destacar a beleza singular dos albinos. Embora aprecie a fotografia documental, não queria que o trabalho tivesse um viés de crítica social.”
Albinos já faz parte da história da fotografia brasileira. Em 2010, entrou na coleções Pirelli/Masp e Porto Seguro de Fotografia.
Gustavo continua o seu ensaio e brindou o Sobre Imagens com algumas imagens inéditas realizadas este ano, como a foto 5 das gêmeas Mariana e Helena. Pelo seu envolvimento, o fotógrafo construiu uma relação de troca com os seus personagens e, naturalmente, já é procurado por outros albinos. “Adoraria, por exemplo, continuar registrando o crescimento dos irmãos pré- adolescentes Ítalo e Renan, além de vários outros albinos que se tornaram tão próximos nos últimos anos”, diz Gustavo.
Alexandre Belém.
Fonte:
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/brasileiros/albinos-de-gustavo-lacerda/OBS: Escolhi esta foto pois representa o AMOR. O bebê de flávio e Fernanda já nasceu e é linda, chama-se Beatriz!!!
Vejam: http://sagradosilva.blogspot.com/
28 de set. de 2011
Albinismo
19 de ago. de 2011
Olha ele, olha ele...

27 de jul. de 2011
Novas de Gustavo Lacerda!
2 de jul. de 2011
+++++ VITÓRIAS!!!

NOVO PROJETO DE LEI EM SÃO PAULO
Assegura às pessoas portadoras de albinismo o exercício de direitos básicos nas áreas de educação,
saúde e trabalho,no estado de São Paulo.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
DECRETA:
Artigo 1º - Fica assegurado às pessoas portadoras de necessidades especiais em razão de
hipopigmentação congênita (albinismo) direitos básicos nas áreas de educação, saúde e trabalho,
com vistas ao seu bem-estar pessoal e à sua integração social:
I - em educação:
a) assegurar matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos educacionais públicos
em todos os níveis, com vistas à sua integração ao sistema regular de ensino;
b) criar, na escola, ambiente estimulante e apropriado às especificidades do aluno portador de
deficiência visual em razão do albinismo;
c) instituir cotas nas universidades públicas estaduais para alunos portadores de albinismo egressos
de escolas ;
d) assegurar a presença, na escola, de professor especializado, conhecedor das particularidades
educacionais dos portadores de albinismo;
e) apoiar, na sala de aula, os alunos portadores de albinismo no uso de recursos óticos e não-óticos e
no acesso a textos e livros impressos em tipos ampliados que compensem suas limitações individuais;
f) orientar e disponibilizar ao aluno portador de albinismo na utilização de protetores solares quando
da realização de atividades externas e, na prática de educação física;
g) facilitar a escolha de atividades condizentes com suas limitações visuais sem prejuizo ao seu
desenvolvimento educacional.
II - na saúde:
a) estabelecer prioridade no atendimento e no tratamento de portadores de albinismo, nas unidades
públicas de saúde;
b) proporcionar acesso dos portadores de albinismo aos serviços públicos de saúde para a realização
periódica de exames oftalmológicos e dermatológicos e oncológicos, para o monitoramento dos riscos
de cegueira e de câncer de pele;
c) facilitar a aquisição de equipamentos necessários à proteção dos olhos (óculos de sol ) e da pele
(protetores solares de diversos fatores) e que permitam a melhoria funcional e a autonomia pessoal
dos portadores de albinismo;
d) promover o trabalho de prevenção, através do aconselhamento genético e psicológicos.
III - no trabalho:
a) intermediar a inserção das pessoas portadoras de albinismo no mercado de trabalho, utilizando
sistemas de apoio especial ou de colocação seletiva;
b)promover serviços de habilitação e de reabilitação profissional das pessoas portadoras de albinismo,
com o objetivo de capacitá-las para o trabalho.
Artigo 2º - O Poder Executivo determinará às Secretarias de Estado pertinentes para a garantia dos
direitos elencados no artigo anterior as providências necessárias.
Artigo 3º - Os gastos para a execução dessa lei correrão por conta das dotações orçamentárias
próprias, suplementadas se necessário.
Artigo 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser regulamentada no que
couber, em 90 (noventa) dias.
JUSTIFICATIVA
O Albinismo confere à pessoa a cor branca (rósea) da pele, dos pelos do corpo e olhos, devido à
ausência da produção da melanina - substância que confere a proteção aos raios UVA e UVB. Em
consequência, as pessoas estão sujeitas a desenvolver precocemente diminuição da acuidade visual
e até cegueira, além de inúmeras lesões de pele pré-cancerígenas e cancerígenas, mesmo quando
expostos à iluminação solar indireta.
Apesar da abrangência de uma importante parcela da população, as pessoas com albinismo vivem
hoje em um processo descriminatório constante e em situação de pobreza e abandono, obrigadas a
se lançarem cedo no mercado de trabalho geralmente informal, em atividades desenvolvidas sob
grande exposição solar, tais como: ajudantes de pedreiro, jornaleiro, verdureiro, o que contribui para
agravar suas mazelas. Apesar disso, até o momento, inexistem ações públicas específicas voltadas
para a acessibilidade e inclusão das pessoas com albinismo. Existem vários tipos de albinismo,
entretanto a forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo.
O cotidiano do albino, portanto, é marcado pela intolerância à luz solar e ameaçado, constantemente,
pelos riscos da cegueira e do câncer de pele. Por ser considerada uma pessoa portadora de
necessidades especiais, o albino precisa de apoio para que seja assegurado o exercício dos seus
direitos básicos hoje contidos em vários artigos da Constituição Federal.
O Estado de São Paulo precisa criar políticas públicas de atenção aos portadores de albinismo,
contemplando as diversas fases da vida, desde o nascimento até a fase adulta, com ênfase para o
atendimento nas áreas de dermatologia e oftalmologia. É preciso dar visibilidade à luta das pessoas
com albinismo, hoje totalmente invisíveis ao poder público e à sociedade; é preciso mobilizar estas
pessoas e, principalmente, sensibilizar os poderes públicos para os problemas enfrentados pelos
albinos. Ou tração necessária é o levantamento diagnóstico da situação real do país nessa questão da
saúde pública: um censo de toda a população albina do Brasil. Como diz o professor doutor
ROBERTO BISCARO, militante da causa albina, criador do blog o albino incoerente:
"devemos discutir não só a questão da atenção básica para os portadores de albinismo, mas
aproveitar para discutir como podemos avançar na quebra da ‘invisibilidade’ das pessoas albinas,
porque quanto menos o albino aparece, menos consegue alcançar seus direitos hoje".
Neste sentido e por estas razões esperamos que a tramitação desse projeto de lei encontre guarida
entre os nobres deputados e possa merecer aprovação desta casa.
Sala das Sessões, em 22/6/2011
a) Carlos Giannazi - PSOL
23 de jun. de 2011
Michael Jackson ALBINO!!!
Criatividade!!!
FONTE: http://www.albinoincoerente.com/search/label/Albinismo
20 de jun. de 2011
Vejam que fofo!

Animal era mantido em cativeiro na região de Breves.
Ele está magro devido a má alimentação e teve as presas serradas.
Um morador da região de Breves, no Pará, entregou um macaco-prego macho albino ao Ibama. O macaco, segundo ele, foi abandonado por alguém que o mantinha em cativeiro.
O animal é bastante raro, de acordo com o órgão ambiental e, por isso, diferentes zoológicos se dispuseram a cuidar do primata, que apresenta sinais de maus tratos. Ele chegou nesta sexta-feira (17) ao Ibama e está magro por causa de má alimentação. Teve ainda a cauda cortada e as presas serradas.
O albinismo é um distúrbio genético em que o indivíduo fica sem pigmentação na pele. Animais albinos não costumam sobreviver por muito na natureza porque não têm proteção natural contra o sol e porque a cor clara os torna presa mais fácil.
Queria que isso a cima mudasse!
Fontes:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/06/raro-macaco-prego-albino-e-entregue-ao-ibama-no-para.html
http://www.albinoincoerente.com/2011/06/zoofilia-com-macaco.html
27 de abr. de 2011
Mais conquistas!
ALBINISMO E SACOS PLÁSTICOS NO MATO GROSSO DO SUL
Os projetos 002/11, que dispõe sobre o uso consciente de sacolas plásticas para acondicionamento de produtos e mercadorias pelos estabelecimentos comerciais do estado, de autoria do deputado Paulo Duarte (PT); e o 031/11, que cria o Programa Estadual de Proteção à Saúde do Portador de Albinismo, através de programa de conscientização dos riscos da exposição ao sol sem proteção e do uso de protetor solar a fim
de inibir a incidência do câncer de pele, proposto pela deputada Mata Caseiro (PTdoB), foram aprovados na reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) nesta terça-feira (26/4).
Participaram da reunião os deputados Antônio Carlos Arroyo (PR), Marcio Monteiro (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Marquinhos Trad (PMDB). O deputado Junior Mochi (PMDB) não compareceu, pois participou de reunião com o governador André Puccinelli (PMDB), nesta tarde.
http://www.albinoincoerente.com/2011/04/albinismo-e-sacos-plasticos-no-mato.html
8 de abr. de 2011
Albinismo
VITÓRIA DA CONQUISTA DISCUTE ALBINISMO
O vereador defendeu a elaboração de políticas públicas voltadas para os albinos. “Quando solicitamos essa sessão, tínhamos o objetivo de trazer o assunto para o debate e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos albinos”, declarou, ressaltando que vai encaminhar para a Prefeitura o projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre políticas públicas para pessoas albinas.
“Solicito aos representantes do povo que se mobilizem em função da distribuição de protetor solar para os albinos; desenvolvam políticas públicas para que crianças tenham exames de avaliação oftalmológica e elaborem políticas de inclusão de albinos no mercado de trabalho”, declarou.
Mais Bichinhos brancos!!!
ZOOFILIA COM CANGURU
Por conta da pelagem branca e dos olhinhos vermelhos, o bebê albino de cerca de três meses se tornou a principal atração do parque alemão.
Sem palavras!
