TERCEIRO TRABALHO PUBLICADO, 2018.
INCLUSÃO: PESSOAS ALBINAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SÓCIO COGNITIVO.
Resumo
Essa pesquisa tem a finalidade de levar o leitor a sair de pensamentos lineares sobre igualdade e
mostrar que a diferença está presente em toda parte e a escola é o local mais propício para as
desmistificações existenciais. Contudo, o docente é um dos mais preparados para abrir discursões
sobre as divergências e promover condições para amenizar o preconceito no âmbito educacional,
sendo também ele responsável de promover a inclusão. Podemos inclusive sugerir o caminho do sócio
cognitivo que ajudará a ministrar sua aula apresentando o tema: “pessoas albinas”, sua invisibilidade
perante o poder governamental, seus mitos, realidades, condições, limitações e outros, para os
discentes, que nunca ouviram falar sobre o assunto, e também para os albinos “caso tenha” em sala de
aula, para mostrar que as diferenças existem e devem ser valorizadas. Esse artigo vem trazer propostas
para que o professor entenda como lidar com alunos albinos e os cuidados que os mesmos necessitam
para melhorar sua aprendizagem. Encontrar livros referentes a esse grupo de pessoas não é fácil, não
sabe-se a razão deste fato, se é falta de interesse ou simplesmente por acreditar que o tema é
irrelevante, esse foi o fator primordial da escrita dessa pesquisa, transmitir o conhecimento da pessoas
albinas e ajudá-las a sair da invisibilidade que as perduram, sair do contexto do “igual”, fazer a
“diferença” por meio da educação, pois na sala de aula também se aprende valores. Para enriquecer as
discursões do artigo, utilizaremos: GOFFMAN (2004), AMBIEL, PEREIRA e MOREIRA (2015),
BÍSCARO (2012) e MELO (2017), que trazem excelentes propostas para o nosso trabalho.
Veja o artigo completo:
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